Você já imaginou morar na Europa, mesmo sem ser rico? A boa notícia é que existem cidades no continente com um custo de vida mais acessível, e ainda oferecem qualidade de vida. Seja por um motivo outro, separamos uma lista de 8 cidades mais baratas da Europa para quem quer conquistar o sonho de morar no Velho Continente sem precisar gastar tanto.
1. Tartu, Estônia
É a segunda maior cidade da Estônia e é conhecida como a capital universitária do país. Com custos bastante baixos, especialmente por ser um polo universitário, Tartu oferece uma mistura única de história, belas paisagens e é considerada um centro intelectual na Europa.
2. Porto, Portugal
Uma cidade encantadora, turística e com diversas opções de lazer. O Porto oferece boas oportunidades de emprego, restaurantes incríveis e mantém um ambiente acolhedor de cidade menor, mesmo sendo grande. Com praias, segurança e bom transporte público, é uma escolha atraente.
3. Salônica, Grécia
Uma cidade histórica do Império Bizantino, hoje é o centro urbano mais próspero do norte da Grécia. Conhecida como Tessalónica, possui baixo custo de vida, principalmente devido à presença de grandes universidades e ser um polo estudantil.
4. Tallinn, Estônia
Uma cidade moderna e tecnológica, Tallinn é berço de muitas startups. Apesar do aumento gradual nos custos, ainda mantém sua posição como uma das cidades mais baratas da Europa. Um destaque interessante é o transporte público gratuito para os moradores.
5. Atenas, Grécia
Capital histórica da Grécia, Atenas oferece ótima alimentação e moradia a preços acessíveis. Mesmo em recuperação de uma crise econômica, a cidade proporciona um bom custo-benefício, especialmente para estudantes ou quem já possui emprego garantido.
6. Lisboa, Portugal
Uma das capitais mais bonitas da Europa, Lisboa mantém uma rica diversidade cultural. Com um salário médio comparativamente baixo, o custo de vida acompanha, proporcionando uma boa qualidade de vida. Serviços públicos eficientes e uma oferta gastronômica acessível são pontos positivos.
7. Barcelona, Espanha
Além de ser uma cidade turística popular, Barcelona oferece oportunidades de emprego, atividades culturais, praias e uma atmosfera cosmopolita. Com uma diversidade cultural marcante, é uma excelente opção de moradia.
8. Marselha, França
A cidade portuária mais barata da França para morar. Marselha combina boa educação, serviços públicos eficientes, como segurança e saúde, além de pontos turísticos encantadores. Sua atmosfera multicultural é enriquecedora.
A Europa oferece não apenas eficiência, mas também segurança, educação e uma ampla gama de opções de lazer. Se você sonha em viver no velho continente, essas cidades podem tornar esse sonho mais acessível.








