Sonhar em se tornar um comissário de bordo internacional pode ser emocionante, considerando a oportunidade de viajar pelo mundo, conhecer novas pessoas e viver uma vida sem rotina. No entanto, é crucial lembrar que essa carreira vem com responsabilidades significativas, incluindo garantir a segurança e o conforto dos passageiros.
Mercado de Trabalho para Comissários de Bordo Internacional
A demanda por comissários de bordo está em crescimento, com uma estimativa de contratação de 660 mil profissionais até 2020. O mercado oferece constantes oportunidades de emprego, e grandes companhias aéreas como Emirates Airlines, Qatar Airways, American Airlines e Etihad Airways realizam processos seletivos frequentemente no Brasil.
Os interessados devem ficar atentos às vagas divulgadas nos principais sites de empregos, nos sites das companhias aéreas e das Escolas de Aviação Civil. Os processos seletivos incluem exames médicos, psicológicos e entrevistas pessoais.
Uma dica valiosa é não apenas esperar por oportunidades, mas também enviar currículos proativamente para as empresas desejadas. O cadastro em sites de emprego também é uma estratégia eficaz, pois algumas empresas buscam profissionais já cadastrados, especialmente quando há urgência na contratação.
O mercado de comissário de bordo é amplo, oferecendo possibilidades tanto em grandes companhias quanto na aviação particular.
Requisitos para a carreira
Idade: ser maior de 18 anos é necessário, e não há um limite máximo de idade expresso.
Altura: mulheres devem medir acima de 1,58 m e homens 1,65 m.
Experiência: não é necessário ter experiência prévia, pois os cursos de formação e treinamentos específicos são suficientes.
Formação escolar: ensino médio completo é exigido.
Conhecimento de idiomas: Para a carreira internacional, fluência em inglês é essencial, sendo um diferencial saber outros idiomas.
Curso em escola homologada pela ANAC: A Agência Nacional de Aviação Civil exige a formação em curso específico, com no mínimo 138 horas de aulas, em uma escola homologada por ela.
Exame da ANAC: Após o curso, é necessário ser aprovado no exame da ANAC, realizado após a contratação por uma companhia aérea.
Qual o salário de um Comissário de Bordo Internacional?
O salário do comissário de bordo varia, levando em conta fatores como o porte da empresa, tempo de experiência, classe atendida (primeira classe ou classe econômica) e o tipo de voo (internacional ou nacional).
De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, o piso salarial é de R$ 2.076,56. No entanto, adicionais, benefícios e remunerações variáveis, como compensação orgânica, gratificação por senioridade, horas de voo, entre outros, podem elevar significativamente o salário. Para carreiras internacionais, os salários iniciais podem variar entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00, chegando a R$ 7.000,00.
Horários e rotinas
Conforme a legislação, tripulantes de aeronaves podem voar no máximo 85 horas por mês e são obrigados a ter pelo menos oito dias de folga mensais. Regras específicas sobre carga horária incluem adicionar 3 horas de descanso a cada três fusos horários atravessados e mais 12 horas ao chegar à cidade de residência.
A rotina é desafiadora devido às constantes mudanças na escala de viagem. No entanto, algumas negociações podem ser realizadas, como a "escala-mãe" para aeromoças que retornam da licença-maternidade, proporcionando voos curtos e horários regulares. Funcionários que frequentam faculdade também podem negociar horários fixos.
Sou comissário, e agora?
Após enviar o currículo e ser chamado para a entrevista, o novo comissário de bordo enfrentará uma fase de treinamento essencial para o desempenho seguro e eficaz de suas funções. Este período é crucial para se adaptar ao ambiente de voo e às responsabilidades específicas da profissão.
Treinamento Teórico e Prático
Ao ser contratado, a companhia aérea fornecerá treinamento teórico e prático. Este incluirá conhecimento aprofundado sobre o modelo de avião em que o comissário atuará. O treinamento pode ocorrer em uma aeronave real no solo ou em simuladores, totalizando no mínimo 27 horas.
Estágio e Exame Prático
Após o treinamento, os comissários passarão por um estágio prático, que compreende no mínimo 15 horas. Durante esse período, pelo menos uma hora será dedicada à realização de um exame prático, administrado por profissionais credenciados pela ANAC.
Licença e Certificado de Habilitação Técnica (CHT)
A etapa final envolve a solicitação à ANAC ou às unidades regionais para a emissão da licença e do Certificado de Habilitação Técnica (CHT). Esses documentos são essenciais para a legalidade do exercício da profissão.



